SOCIOLOGIA & OPINIÃO / ANO 9

América do Sul, Brasil,
PÁGINA INICIAL LEIA ANTES! SOBRE O EDITOR TEXTOS DO EDITOR BIBLIOTECA MATERIAIS DE AULAS

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Belluzzo: “Uma crise terminal”


Na sua coluna publicada com frequência na edição online da revista Carta Capital, o economista Luiz Gonzaga Belluzzo analisa com profundidade a atual situação da economia mundial. Em particular, dois dos seus últimos textos são muito explicativos do cenário turbulento que o capitalismo está enfrentando Imagem reproduzida do sítio http://0.gravatar.com/avatar/48cdf6433ac77cef8ad99bf52205b170?s=150&d=&r=G neste momento histórico.

É provável que a crise não atingisse tais culminâncias se as autoridades europeias tivessem admitido a inevitabilidade de uma reestruturação ordenada da dívida e do controle público do sistema bancário. Teriam, assim, mitigado as agruras da recessão e bloqueado o avanço contagioso da crise financeira. Trata-se de um caso de psiquiatria política: a opção mesquinha por fazer pouco e devagar – too little, too late – transformou-se numa reação avassaladora do tipo too much forever.

Seguem os dois links para a leitura completa dos textos, que colaboram bastante para o entendimento da realidade econômica contemporânea.

.