SOCIOLOGIA & OPINIÃO / ANO 12

América do Sul, Brasil,

sexta-feira, 29 de maio de 2020

O positivismo em Comte e o Círculo de Viena


Bernardo Caprara
Sociólogo e Professor

A primeira aula do Curso de Epistemologia das Ciências Sociais tem como objetivo apresentar os caminhos que o positivismo de Auguste Comte e os seus desdobramentos no Círculo de Viena oferecem para responder as questões que balizam esse curso: é possível conhecer cientificamente a realidade social? Como podem agir as Ciências Sociais para realizar tamanha tarefa?


O vídeo da aula está disponível abaixo e no canal do blog no YouTube. O texto indicado para leitura é a obra principal de Comte, o "Curso de Filosofia Positiva". É fundamental realizar a leitura do texto indicado, para um melhor aproveitamento pedagógico.




A aula está dividida em três partes: 1) Os antecedentes do positivismo, com o foco no racionalismo e no empirismo; 2) A doutrina positivista e a obra de Comte; 3) Os desdobramentos da doutrina positivista, enfatizando o Círculo de Viena.

Lembrando: Para melhor aproveitamento pedagógico, sugere-se que o estudante acompanhe a aula expositiva gravada em vídeo, seguindo a ordem do Plano de Trabalho, após realizar a leitura do texto indicado e do Plano de Aula, fazendo as suas anotações próprias em um caderno ou bloco.

.